or que Ostras Azuis?

Na infância tive um sonho lúdico, sonhei que vivia numa cidade no fundo do mar e que o meu ofício era "garimpar" ostras azuis. Estas ostras possuíam, no seu interior, pérolas de todas as cores, cheias de luz (energia), que serviam de alimentação a todos os habitantes da cidade.

Percebo agora o que significam essas OSTRAS, elas são na verdade todas as ideias que encantam e alimentam a alma. Portanto este espaço azulado pertence a todos aqueles que se alimentam de:

Arte, Ciência e Espiritualidade

Olá!

Ao visitar o nosso espaço deixe seu comentário. A troca de conhecimentos, informações e idéias é, ao meu ver, muito gratificante.
Agradeço a todos.

Visite-nos e cadastre-se:

sábado, 8 de outubro de 2011

Círio de Nazaré- Natal do Paraenses



Minha querida cidade das Mangueiras, Belém do Pará, está radiante, a semana toda que antecede o Círio é uma festa e gera muita expectativa. É o Natal dos Paraenses, onde quase todos, de todas as religiões congregam, oram, rezam, comem, festejam e sorriem juntos, é a festa da Família Paraense, seja ela Católica ou não. Hoje é o Círio Fluvial e  amanhã, milhares e milhares de pessoas sairão para acompanhar a Santa querida do nosso Torrão, Nossa senhora de Nazaré , uma imagem pequena e forte, que vem numa berlinda coberta com seu manto formoso bordado a mão, ornada de flores.

Ó virgem mãe amorosa, Fonte de amor e de Fé,
Dai-nos a benção bondosa Senhora de Nazaré!

É tudo tão emocionante Claudio, que nos envolve com uma emoção profunda. As pessoas, simples, o povo, na corda que protege a Santa...os olhos marejados de água, cheios de encantamento...este é o meu Pará, de um povo religioso, forte e simples.

Leia mais:

Hoje a Maniçoba e o pato no tucupi fervem na panelona enooorme e aquele cheiro de infância paraense envolve a maioria das casas e chega-se a sentir-se o aroma típico pelas ruas de Belém. Amanhã é dia de acordar cedo, vestir a camiseta com a imagem da Santa ou uma roupa bem fresquinha para enfrentar o sol causticante da nossa região e pernas-pra que -te- quero. No cortejo alegre, emocionante e cheio de fè, lá se vai a multidão, atrás de uma imagem feita de madeira, mas na mente e no coração do crente, a alegria imensa de agradecer à mãe de Jesus Cristo.Romeiros, promesseiros, curiosos, turistas, políticos, artistas famosos...todos seguem cantando e suando no cortejo...muitos de olhos esbugalhados cheios de esperanças, coisa linda e intrigante, enfim,emocionante de se observar das sacadas dos edifícios, parecem milhões de formiguinhas extenuadas mas felizes.

Vós sois o lírio mimoso, do mais suave perfume,
Que ao lado do Santo esposo,
A castidade resume...

É uma letra antiga, cheia de dogmas e ao meu ver bem provinciana, mas carrega consigo todo um envolvimento cultural e a mim, como talvez a muitas pessoas, me faz brotar lágrimas nos olhos, são lembranças da infância, eu, meu pai, minha mãe, meus irmãos, em família, ou brincando no Parque que ficava montado e ainda fica, lá no Conjunto arquitetônico de Nazaré. Coisas da infância que traz de volta à lembrança os seus sabores, odores e coisas, como o cheiro e o sabor das comidas típicas e os brinquedos feitos de miriti que se vendiam para os "moleques", lá no antigo largo de Nazaré.

Doce imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que suscita ao coração, mesmo daqueles que não têm fé...uma doce lembrança de vida, e uma emoção inigualável.

Você pode observar o Círio sob vários aspectos, eu prefiro vivenciá-lo como um movimento social de grande importância sócio-cultural e me fascino com o que o povo é capaz de fazer se devidamente motivado. Não é que eu não acredite na existência da Santa ou de seus milagres, mas eu acredito muito mais é na força que o significado desta imagem tem para este povo sofrido mas ainda cheio de esperanças. Meu coração fica apertadinho ao ver as várias manifestações, para mim são todos crianças precisando de amparo, de amor.

Caros migos, se um dia tiverem a oportunidade, venham participar desta festa. O povo paraense é um dos mais hospitaleiros que existem e a cidade é pitoresca, diferente e cheia de "cheiros-cheirosos", ervas aromáticas  e sabores agradáveis.


Vejam mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mapa de Visitantes

free counters

Nosso Lar

Nosso  Lar
Ouça o ÁudioBook

Existe vida após a morte ?

Atalho do Facebook

Enquete: